PROJETO EDUCAÇÃO POLITICA NAS REDES SOCIAIS
Resumo
O projeto visa fomentar a educação política responsável nas redes sociais, através da criação e divulgação de conteúdo educacional responsável como estratégia de promover um entendimento dos principais conceitos jurídico-políticos em voga no debate público brasileiro, sem lhes dar um direcionamento ideológico ou partidário.
Através da produção de conteúdo audiovisual e da utilização de elementos gráficos computacionais, buscar-se-á apresentar de forma didática e de fácil apreensão os conceitos políticos essenciais para compreender o atual cenário político brasileiro e assim permitir um posicionamento crítico dos espectadores, para além da reprodução mecânica de opiniões veiculadas por influenciadores digitais.
Objetivo Geral
Fomentar a educação política responsável nas redes sociais.
Objetivos Específicos
Criar conteúdo audiovisual de educação política responsável para as redes sociais
Compartilhar os conceitos jurídico-políticos fundamentais de forma clara e de fácil apreensão
Contribuir para a formação de uma consciência política crítica e conceitualmente consistente
Justificativa
A democracia representativa brasileira atravessa uma crise sem precedentes. Apesar do movimento crescente de interesse da população por temas políticos, a presença popular nas esferas de poder é reduzida, o que acirra as tensões sociais que a política deveria arrefecer. Na concepção de David Reybrouck (2017, p. 29-35), duas são as manifestações desse problema: uma crise de legitimidade e uma crise de eficiência.
A crise de legitimidade consiste na perda de credibilidade que a democracia vem enfrentando, também e especialmente no Brasil. Para um sistema político que depende da participação popular, a perda de credibilidade redunda em uma falta de engajamento que contradiz seu pressuposto lógico.Por aqui, nem o eleitor se sente representado por seus políticos nem os políticos se sentem representantes do seu eleitorado, o que pode ser facilmente constatado a partir da forma com que a política nacional é tocada.
Já a crise de eficiência consiste na incapacidade (ou grande dificuldade) de modelos democráticos responderem de forma célere a demandas urgentes. Esse é o preço a se pagar para o estabelecimento de uma democracia, mas se pagamos o preço sem vivenciarmos uma democracia saudável, escolhemos o pior dos dois cenários.
De todo modo, é possível perceber que a falta de apropriação dos conceitos jurídico-políticos por parte da população em geral favorece um debate público movido por paixões e ideologias, mas esvaziado de coerência e racionalidade, o que se constitui no ambiente propício a um jogo de poder absolutamente contrário ao espírito democrático desejado por todos.
Acreditamos que a apresentação dos conceitos jurídico-políticos de forma clara, objetiva e sem enviesamento ideológico, dentro dos princípios da produção científica responsável, pode contribuir para um maior empoderamento e autonomia da população, que poderá identificar as manipulações discursivas politicamente interessadas justamente por detectar distorções conceituais e falácias argumentativas.
Com esse intuito, o projeto pretende se inserir no ambiente das redes sociais e oferecer à população um conteúdo educacional responsável, acessível e de qualidade, comunicando o aporte teórico desenvolvido na academia para pessoas que muitas vezes não tem a oportunidade de passar pelas instâncias universitárias.
Ao final, espera-se elevar a qualidade do debate público acerca da política e possibilitar uma participação mais consciente e autônoma das pessoas na vida pública.
Metodologia
A primeira etapa do projeto compreende a apreensão e domínio dos conceitos jurídico-políticos por parte dos monitores selecionados. Para tanto, a metodologia empregada será a pesquisa bibliográfica, aliada a estratégia de sala de aula invertida, enquanto processo de aprendizagem híbrida no contexto da metodologia ativa.
De forma mais ampla, será empregada a aprendizagem por projetos, uma vez que todo o grupo se envolverá com a efetiva criação do conteúdo educacional responsável para as redes sociais.
Quanto a etapa externa do projeto, vale dizer, a interação entre o conteúdo educacional produzido e o público nas redes sociais, buscar-se-á utilizar estratégias educacionais que permitam uma aproximação com diversos substratos sociais, razão pela qual serão utilizados, sempre que possível, as ferramentas do storytelling, da gamificação e do estudo de casos.
Resultados esperados
Pensando nos resultados esperados com o desenvolvimento do projeto, é possível vislumbrar dois níveis: um interno, atinente aos monitores (bolsista e voluntários) e à comunidade acadêmica na qual o projeto está inserido e outro externo, relacionado ao público alvo e às redes sociais que possibilitarão essa interlocução.
No nível interno, espera-se que os monitores desenvolvam ou aprimorem competências para realização de projetos e trabalhos em equipe, além de aprofundarem seus conhecimentos nos conceitos fundamentais da estrutura política brasileira. É ainda desejável, porém não obrigatório, que os monitores aprimorem ou adquiram conhecimentos na manipulação dos softwares utilizados para a execução do projeto.
Já no nível externo, espera-se contribuir para a criação de um ambiente político menos agressivo, à medida que o público alvo passe a compreender melhor os conceitos fundamentais da estrutura política brasileira e possa identificar e rechaçar a enunciação passional e ideologizada de discursos políticos sem correspondência com a teoria política e as instâncias formais do espaço político. É também esperado que o público alvo possa utilizar os conceitos jurídico-políticos corretos para a construção de suas próprias concepções políticas, a partir de então fundamentadas na precisão conceitual e não em retóricas vazias.
Produtos
Perfil no Instagram
Perfil no Tik Tok
Canal no Youtube
Podcast
Justificativa de continuidade
Ao longo de 2021 foram abordados diversos temas ligados ao escopo do projeto, os quais seguem disponíveis na internet. Entretanto, muitos outros temas ainda precisam ser trabalhados e divulgados à comunidade, o que se pretende fazer ao longo de 2022.
Ademais, os temas políticos seguem aquecidos no cenário nacional, especialmente neste ano de 2022 quando ocorrerão as eleições nacional e estaduais, o que reforça a necessidade de se promover educação política de qualidade, em contraposição aos conteúdos ideológicos que tem ganhado espaço nas redes sociais.
Coordenação
Gilson Alves de Santana Junior
Bolsista
Alessa Conceição dos Santos
Karolaine dos Santos Coelho
Colaboradores:
Alexandre Ferreira de Oliveira
Ana Clara Machado Mesquita
Carolina Santana Cruz
Emily Monalisa Ipirapininga Pitanga
Giovanna Motta Lagos Fernandes
Iane lisly lima de assis
Júlia Nântua do Nascimento Pinto Girão
Murilo Fernandes Dos Santos Batista
Noëlvy Faniol Ndouniama
Rebeca Oliveira Bahia
Atividades realizadas
04/2021 – Definição das estratégias e ações a serem implementadas pelo grupo, além da identidade visual das redes sociais a serem criadas.
05/2021 – Seleção dos temas a serem trabalhados e produção dos pilotos de cada rede social
06/2021 – Apresentação do projeto no Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação, Ciência e Tecnologias para a Inclusão Social – GEC&TIS.
Produção do segundo piloto das redes sociais, após análise do primeiro piloto
07/2021 – Estreia dos perfis do Instagram e TikTok.
Produção de conteúdos audiovisuais para os perfis
08/2021 – Apresentação do projeto na SECAL
Produção de conteúdo para as redes sociais
Evento de estreia do YouTube – Colóquio sobre Educação Política e atividades promocionais
09/2021 – Produção de conteúdo para as redes sociais
Apresentação do projeto no evento PROAPEX/2021
10/2021 – Produção de conteúdo para as redes sociais
11/2021 – Produção de conteúdo para as redes sociais
Participação no II JIPE com oficina sobre Educação Política
Realização de Evento em conjunto com a UATI sobre Educação Política e Direitos dos Idosos
12/2021 – Produção de conteúdo para as redes sociais
Finalização da etapa 2021 do projeto , com elaboração do relatório correspondente.
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